• Agência Ouriço

Como o Design Thinking pode ajudar minha empresa?



O Design Thinking é uma abordagem conhecida por revolucionar a forma de pensar em estratégias de inovação no mundo empresarial.


“Pensar como designer” nada mais é do que enxergar o mundo e suas diversas possibilidades focando no bem-estar das pessoas. É expandir os horizontes e pensar em soluções inovadoras para os problemas.
  • E QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Por priorizar as relações interpessoais, o Design Thinking contribui para uma melhor comunicação, um ambiente organizacional mais colaborativo e flexível para mudanças, mais clientes fidelizados e colaboradores satisfeitos, profissionais mais engajados e com suas habilidades potencializadas, além de oferecer uma visão ampliada da cadeia de resultados.


A qualidade dos relacionamentos influencia nos tipos de soluções que são criadas, e ser empreendedor é também pensar nas pessoas que fazem seu negócio acontecer, seja clientes ou funcionários. Os métodos de Design Thinking vem para estimular o processo criativo e explorar novas oportunidades.

  • OS TRÊS PILARES DO DESIGN THINKING

1. Empatia: foco nas pessoas, suas emoções e necessidades. Entender o que o outro precisa é o primeiro passo para saber o que o seu negócio precisa oferecer.


2. Colaboração: duas cabeças pensam melhor do que uma. Quanto mais pessoas empenhadas em resolver um problema, mais soluções inovadoras são criadas.


3. Experimentação: mais do que pensar uma estratégia é essencial saber se ela funciona. Quanto mais cedo descobrir sua eficiência, mais tempo para implementá-la e otimizar os seus recursos.

  • QUAIS SÃO OS PROCESSOS?

O Design Thinking consiste em 5 etapas principais, saiba quais são:


Imersão: é o momento de conhecer sua empresa e seus concorrentes. Mergulhe em uma pesquisa e levante dados sobre quais são seus pontos fortes, suas fragilidades e demais fatores. É importante fazer com que toda a equipe compartilhe suas impressões.


Análise: é a etapa de organizar todos as informações que foram coletadas, encontre padrões e sistematize os dados. Se possível, é interessante utilizar representações visuais, como gráficos, para tornar o processo de mais fácil entendimento.


Ideação: agora que você já conhece o problema é hora de criar soluções. Mantenha um ambiente livre e envolvente, para que as pessoas se sintam confortáveis e compartilhem suas ideias sem medo de reprovação. A contribuição de todos é essencial para o sucesso dessa fase.


Prototipação: vamos dar vida ao projeto. Precisamos transformar todas as ideias em ações, algo palpável. Cria-se um protótipo, baseado-se nos objetivos da experiência, para que entre em contato com possíveis clientes e ofereça as informações esperadas sobre o projeto.


Teste: essa é a hora de saber se tudo vai funcionar. Uma etapa amedrontadora para os empreendedores, mas que deve ser feita. Com ela você mede a eficiência do projeto, avalia em métricas e deve estar aberto para receber a perspectiva dos usuários.


Após passar por essas etapas, receber o feedback necessário e saber o quão eficiente foi o projeto, não se contente. Esteja disposto a pensar em melhorias e oferecer uma experiência ainda mais inovadora para seus clientes.

  • HORA DA VERDADE: O DESIGN THINKING FUNCIONA MESMO?

Para responder essa pergunta nada melhor do que trazer exemplos reais de sucesso no mundo dos negócios.


A Nubank, empresa brasileira de serviços bancários, é avaliada em mais de 10 bilhões de dólares no mercado. Desde sua criação o foco da empresa é o cliente, melhorando sua experiência de relacionamento, desburocratizando serviços e facilitando o acesso pelo aplicativo.


Outro grande exemplo é a Netflix. Ela oferece uma experiência personalizada para cada usuário, o que só é possível pois entende a necessidade de oferecer as melhores soluções de acordo com os hábitos de consumo de cada um. Mais uma vez, o foco é no cliente e em sua experiência com o produto.

E aí, já está convencido de como o Design Thinking pode revolucionar sua empresa?


Saiba mais sobre como aumentar o potencial de sua empresa, entre em contato pelo número (31) 3500-5427, ou venha nos fazer uma visita!

CONTATO

Rua Bernardo Guimarães, 245, 5º andar - Funcionários | BH/MG

 (31) 3500-5427

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 feito por Ouriço