• Agência Ouriço

Branding: por onde começar?



Uma marca é mais do que um serviço ou um produto, é uma experiência.


Construir uma marca sólida e de sucesso requer um bom Branding. Ou seja, necessita de uma boa gestão de estratégias de marketing, que determinam a identidade da sua empresa.

Vai além da identidade visual. É o que a empresa representa, sua visão, seus valores e sua missão no mundo. Por isso, é preciso planejamento e gerenciamento para que sua marca esteja cada vez mais presente na mente dos consumidores.


Quer criar uma marca mas não sabe por onde começar? Continua a leitura que a gente te mostra alguns pontos essenciais!

  • PROPÓSITO

Para iniciar a construção de sua marca é essencial que você estabeleça seus propósitos. Descubra o porquê dela existir e defina como ela irá posicionar, assim você a humaniza e alinha as expectativas dos clientes.


Crie elementos que juntos formam os atributos de sua empresa e que facilmente sejam ligados a ela. Parece um processo um tanto subjetivo, mas que vai orientar o marketing no processo de criação e tornar sua marca única.


Esse processo pode ocorrer logo no início, mas se não for o caso, é interessante que você pesquise com seus consumidores, seus parceiros e sua equipe para descobrir o porquê escolheram a sua empresa para criar laços.

  • IDENTIDADE

Agora partimos para a parte visual de sua marca, ou seja, as cores, os símbolos e também a forma como sua empresa se comunica.


Baseando-se nos conceitos definidos anteriormente, é nesse momento que a identidade visual é criada visando a harmonização com os propósitos de sua marca e com o objetivo de passar sua mensagem ao público.


Vamos escolher um exemplo famoso, a rede de fastfood McDonald's.


As cores, por exemplo, são utilizadas não só para atrair a atenção, mas devem ser alinhadas com os objetivos da empresa — é onde entra a Psicologia das Cores. O vermelho e o amarelo, mais presentes na identidade, remetem a vibração, energia e alegria. Além de serem associadas ao despertar do apetite, o que é super conveniente utilizar em um restaurante.


Os símbolos e a tipografia também são marcantes, todo mundo reconhece o famoso “M”.


E seu slogan não fica de fora, o “amo muito tudo isso” é quase que instantaneamente ligado a empresa e também consegue remeter ao atributos que a marca possui.


São detalhes que juntos mostram ao mundo a imagem de sua empresa, é a primeira impressão que o consumidor terá de sua marca. Por isso, a identidade deve ser muito bem planejada para alcançar o seu público e despertar a curiosidade sobre o serviço ou produto que sua empresa oferece.

  • GESTÃO

Agora que você já completou os primeiros passos, esse é o momento de fazer sua marca “funcionar”. Ou seja, analisar quais elementos são essenciais para que ela exista e entender quais estratégias são necessárias para que ela se mantenha.


Uma dica é mapear todos os públicos que sua empresa possui algum grau de relacionamento, desde clientes e funcionários, até colabores e concorrentes. Entenda com quem você está falando e saiba se comunicar com cada um da maneira correta. Dessa forma, você minimiza os riscos de ruídos na comunicação e consegue passar sua mensagem de maneira mais clara e objetiva.


É essencial entender a importância de uma boa estratégia de gestão, afinal, não adianta investir num bom relacionamento com os clientes se os seus funcionários estão insatisfeitos com o ambiente de trabalho. Qualquer falha pode pode se disseminar aos outros públicos e

custar a reputação de sua marca.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre como o Branding funciona?


São muitos detalhes a se pensar e as variáveis não acabam, sabemos disso. Por isso, nós da Ouriço, viemos para te ajudar!


Quer saber como? Entre em contato com a gente pelo número (31) 3500-5427, ou venha nos fazer uma visita!

CONTATO

Rua Bernardo Guimarães, 245, 5º andar - Funcionários | BH/MG

 (31) 3500-5427

  • Branca Ícone Instagram

© 2020 feito por Ouriço